Uma lesão do LCA é uma ruptura ou entorse do ligamento cruzado anterior (KROO-she-ate) (LCA) – uma das fortes faixas de tecido que ajudam a conectar o osso da coxa (fêmur) à tíbia (tíbia). As lesões do LCA ocorrem mais comumente durante esportes que envolvem paradas repentinas ou mudanças de direção, saltos e aterrissagens – como futebol, basquete, futebol americano e esqui alpino.

Muitas pessoas ouvem um estalo ou sentem uma sensação de “estalo” no joelho quando ocorre uma lesão do LCA . Seu joelho pode inchar, ficar instável e dolorido demais para suportar o peso.

Dependendo da gravidade da lesão do LCA , o tratamento pode incluir exercícios de repouso e reabilitação para ajudá-lo a recuperar a força e estabilidade, ou cirurgia para substituir o ligamento rompido seguida de reabilitação. Um programa de treinamento adequado pode ajudar a reduzir o risco de lesão do LCA .

Sintomas

Os sinais e sintomas de uma lesão do LCA geralmente incluem:

  • Um estalo alto ou uma sensação de “estalo” no joelho
  • Dor intensa e incapacidade de continuar a atividade
  • Inchaço rápido
  • Perda de amplitude de movimento
  • Uma sensação de instabilidade ou “cedendo” com o peso

Quando ver um medico

Procure atendimento imediato se alguma lesão no joelho causar sinais ou sintomas de lesão do LCA . A articulação do joelho é uma estrutura complexa de ossos, ligamentos, tendões e outros tecidos que trabalham juntos. É importante obter um diagnóstico rápido e preciso para determinar a gravidade da lesão e obter o tratamento adequado.

Causas

Ligamentos são fortes faixas de tecido que conectam um osso a outro. O ACL , um dos dois ligamentos que se cruzam no meio do joelho, conecta o osso da coxa à tíbia e ajuda a estabilizar a articulação do joelho.

Lesões do LCA freqüentemente acontecem durante esportes e atividades físicas que podem colocar estresse no joelho:

  • Abrandando repentinamente e mudando de direção (corte)
  • Girando com o pé firmemente plantado
  • Pousando desajeitadamente em um salto
  • Parando de repente
  • Receber um golpe direto no joelho ou sofrer uma colisão, como uma bola de futebol

Quando o ligamento está danificado, geralmente ocorre uma ruptura parcial ou total do tecido. Uma lesão leve pode esticar o ligamento, mas deixá-lo intacto.

Fatores de risco

Existem vários fatores que aumentam o risco de uma lesão do LCA , incluindo:

  • Ser mulher – possivelmente devido a diferenças na anatomia, força muscular e influências hormonais
  • Participar de certos esportes, como futebol, futebol americano, basquete, ginástica e esqui alpino
  • Mau condicionamento
  • Usar padrões de movimento defeituosos, como mover os joelhos para dentro durante um agachamento
  • Usar calçados que não caibam corretamente
  • Uso de equipamentos esportivos com manutenção insuficiente, como fixações de esqui que não estão ajustadas corretamente
  • Brincando em grama artificial

Complicações

Pessoas que sofrem uma lesão do LCA têm maior risco de desenvolver osteoartrite no joelho. A artrite pode ocorrer mesmo se você fizer uma cirurgia para reconstruir o ligamento.

Vários fatores provavelmente influenciam o risco de artrite, como a gravidade da lesão original, a presença de lesões relacionadas na articulação do joelho ou o nível de atividade após o tratamento.

Prevenção

O treinamento e exercícios adequados podem ajudar a reduzir o risco de lesão do LCA . Um médico de medicina esportiva, fisioterapeuta, treinador esportivo ou outro especialista em medicina esportiva pode fornecer avaliações, instruções e feedback que podem ajudá-lo a reduzir os riscos.

Os programas para reduzir lesões ACL incluem:

  • Exercícios para fortalecer o núcleo – incluindo quadris, pelve e abdômen inferior – com o objetivo de treinar atletas para evitar mover o joelho para dentro durante o agachamento
  • Exercícios que fortalecem os músculos das pernas, especialmente os isquiotibiais, para garantir um equilíbrio geral na força muscular das pernas
  • Treinamento e exercícios enfatizando a técnica adequada e a posição do joelho ao pular e pousar em saltos
  • Treinamento para melhorar a técnica ao realizar movimentos de rotação e corte

O treinamento para fortalecer os músculos das pernas, quadris e core – bem como o treinamento para melhorar as técnicas de salto e aterrissagem e prevenir o movimento do joelho para dentro – pode ajudar a reduzir o maior risco de lesão do LCA em atletas do sexo feminino.

Engrenagem

Use calçados e acolchoados apropriados para seu esporte para ajudar a prevenir lesões. Se você esquiar em declive, certifique-se de que as amarrações de esqui sejam ajustadas corretamente por um profissional treinado para que seus esquis sejam liberados de maneira adequada se você cair.

Usar uma joelheira não parece prevenir a lesão do LCA ou reduzir o risco de lesões recorrentes após a cirurgia.